Aaaaaaaa o ZOUK

EIIIIITAAAAAAAA meu povo faz um tempo que ninguém aparece, mas prometo que as postagens ficaram mais frequentes daqui pra frente…

Hoje resolvi falar um pouco do ZOUK um ritmo da dança de salão que vem conquistando cada vez mais as pistas do Brasil afora, mas afinal de onde veio o Zouk?

O zouk é um gênero musical originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos brasileiros.

Este género, praticado nas Antilhas francesas (Guadalupe e Martinica), na Guiana Francesa e também em Santa Lúcia. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo das Antilhas.

Os criadores do Zouk foram o grupo Kassav’ que misturaram o Calipso, um estilo musical afro-caribenho, e a Makossa, um estilo musical originário das regiões urbanas do Camarões, ganhando o nome de Zouk na Europa, em 1985, através da música “Zouk la sé sèl médickaman nou ni” que cunhou o estilo com o nome Zouk. É de notar que Zouk não era o nome do estilo musical, de facto os Kassav’ nunca tinham atribuído esse nome ao estilo que desenvolveram, significando Zouk em Crioulo do Haiti, festa. Por outras palavras o nome da musica em português é “A festa é o único medicamento que temos”. Como em França pouca gente entendia o Crioulo, e o nome que sobressaia do titulo era Zouk, o estilo passou a ser conhecido por Zouk.

A DANÇA

Zouk – que significa “festa” – é uma dança praticada no Caribe (passada), mais Zouk - Dançafrequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco. Assim como o merengue o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo). Afora algum estilo que utiliza somente a cabeça do tempo, em geral entre as cabeças se marca tambem no intervalo entre as mesmas, no que é chamado de Contratempo (como p. ex. no Samba)- marcado com o chamado 1,2. No Contratempo se faz o movimento característico do Zouk, uma ginga ou um movimento sinuoso (onda) conhecido como Cobrinha.

No Brasil, utiliza-se a música Zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada, porém, com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base para a dança nunca deixou de ser a Lambada e os giros e movimentos de braços presentes na Salsa, Soltinho, Rock and Roll e Forro entre outros.

É preciso ter muito cuidado para não confundir a música com a dança. A dança zouk brasileira pode ser dançada com diversos ritmos: kizomba, tarraxinha, cabolove, cabozouk, Zouk R&B. A dança zouk do Caribe (passada) está em muitos lugares como França, Inglaterra. Os principais pólos do zouk caribenho são: Antilhas, Cabo Verde e Haiti. A dança e estilo musical Kizomba, parecida com o Zouk é de origem angolana, tendo forte implementação nos PALOP, mas não está relacionada com o zouk dançado no Brasil.

Enfim na minha opinião o zouk vem fazendo sucesso porque é uma dança com um ritmo envolvente, sensual, com olhares, sensações, que te fez se descobrir enquanto mulher/homem, que te faz querer ser melhor, então é pra mim é uma dança que se dança com o coração e acima de tudo com a alma.

Agora uns vídeos que eu adooooooooooooro

A DIVA DA MINHA VIDA – Alini Lima

A DIVA DA MINHA VIDA – Alini Lima

Bom amados espero que vocês gostem, porque eu AMO

Um Beijo

Esse post foi publicado em Shake, move, pulse, ... DANCE e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s